Saiba mais sobre a carteira POP
- projetoanima
- 17 de jun. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 17 de set. de 2019
O documento que legaliza a atividade de pesca artesanal

O curso de carteira POP é dividido em sete etapas, todas com aulas teóricas em sala e aula e práticas dentro de embarcações ao mar, durante 11 dias.
O primeiro módulo trata sobre atividades de pesca em geral: legislação da Marinha do Brasil, época de defeso de peixes e crustáceos e iniciação sobre o cenário de animais marinhos ameaçados na região.
A segunda etapa traz a introdução sobre primeiros socorros, com aulas de curativos, colocação de coletes cervicais, manejo de vítimas e informações sobre como proceder em possíveis acidentes dentro da embarcação.
Na terceira disciplina, o aluno aprende técnicas de sobrevivência pessoal: conhecimento e manuseio de materiais de salvatagem e simulação de situações de emergência em geral.
Já o quarto módulo trata de prevenção e combate a incêndio, com explicações acerca de como manusear extintores, mangueiras e outros materiais desta natureza. O aluno aprende ainda sobre como combater cada classe de incêndio possível dentro de uma embarcação.
Na quinta etapa, as aulas são sobre conhecimento de motores: identificação de peças e funções de cada uma, manutenção de materiais e outras técnicas de mecânica básica.
A sexta disciplina trata da condução da embarcação. Nesta etapa o instrutor ensina técnicas de navegação e tudo mais relacionado ao funcionamento e características específicas dos modelos de barcos.
A sétima e última etapa traz um pouco sobre manuseio e manutenção dos pescados para que sejam transportados com segurança alimentar até os compradores.





Comentários